Publicações Próprias

LIVROS

Recursos em Espécie no Código de Processo Civil: estudos avançados sobre o sistema recursal civil brasileiro.
Nesse livro, os advogados e professores Bruno Augusto Sampaio Fuga e Thiago Caversan Antunes tratam dos recursos previstos no repertório do art. 994, do Código de Processo Civil de 2015, com o propósito de aprofundar temas avançados e controvertidos. Os autores entendem que o livro é interessante em duas vertentes. Primeiro, como leitura para o operador do Direito interessado em refletir sobre questões controvertidas, às vezes não presentes em manuais resumidos sobre o Direito Processual Civil brasileiro. Segundo, como fonte de pesquisa acadêmica e prática, já que os autores tiveram a intenção de fazer com que essa obra possa ser útil nas rotinas forenses de quem precisa manejar cada um dos recursos nele tratados.



Vai Vendo: absurdos da rotina jurisdicional brasileira (2017).
Na obra ora apresentada ao público pelo advogado Thiago Caversan Antunes, os capítulos dividem-se claramente em duas partes: a primeira parcela é um exercício de contação de histórias, casos e causos compilados ao longo de anos de prática forense; enquanto a segunda, “vai vendo”, dedica-se a uma breve reflexão teórica sobre as suas peculiaridades, inclusive com remissões à legislação relacionada ao assunto, à doutrina e, pontualmente, à jurisprudência de alguma forma ilustrativas ou esclarecedoras.
O texto aborda uma série de questões que de destacado interesse no cenário contemporâneo – tais como prerrogativas e deveres profissionais, direitos sociais, reserva do possível e etc. 



Nessa obra, os autores apresentam um estudo didático e científico sobre alguns princípios do processo civil brasileiro, com a finalidade de colaborar na formação dos estudantes dos cursos de graduação e para melhorar a capacitação dos profissionais que já estão em atuação, advogados, defensores públicos, promotores, juízes etc. O advogado Thiago Caversan Antunes foi responsável pela redação do capítulo sobre o devido processo legal.






CAPÍTULOS DE LIVROS

A ideia de escrever o livro nasceu após a criação da Comissão de Processo Civil da OAB de Londrina. O propósito foi elaborar um livro voltado para o CPC, suas principais alterações e, assim, contribuir para o estudo do tema e proporcionar material de pesquisa para os operadores do direito. O advogado Thiago Caversan Antunes foi responsável pelo capítulo sobre coisa julgada.






ARTIGOS




Publicado pelo advogado Thiago Caversan Antunes em coautoria com o advogado Caio Madureira Constantino, de São Paulo, o artigo trata da alienação fiduciária como garantia negocial, e procura esmiuçar possibilidades de utilização do instituto em diversas espécies contratuais.




Publicado pelo advogado Thiago Caversan Antunes em coautoria com o advogado Caio Madureira Constantino, de São Paulo, o artigo aborda os reflexos das decisões do Supremo Tribunal Federal no exercício do controle abstrato de constitucionalidade nas atividades do Poder Legislativo.




Publicado pelo advogado Thiago Caversan Antunes em coautoria com o advogado Bruno Augusto Sampaio Fuga, de Londrina, o artigo trata das hipóteses em que uma decisão interlocutória não contemplada pelo art. 1.015, do Código de Processo Civil, possa causar danos às partes em litígio.


A Separação Judicial no Novo Código de Processo Civil (2016).
Publicado pelo advogado Thiago Caversan Antunes em coautoria com o advogado Caio Madureira Constantino, de São Paulo, o artigo trata das possibilidades de propositura de ação de separação judicial, após a Emenda Constitucional 66/2010, sob a perspectiva do Código de Processo Civil de 2015.