01/07/2019 - "Lutas e Direitos do Trabalhador e a Justiça do Trabalho" é tema de mostra no TRT-PR

Está em exposição no Centro de Memória do TRT-PR, em Curitiba, a mostra "Lutas e Direitos do Trabalhador e a Justiça do Trabalho", que apresenta autos de processos, objetos e imagens retratando a trajetória do Judiciário trabalhista do Paraná e sua inter-relação com a história dos direitos dos trabalhadores. 

A exposição, que integra o calendário de eventos previstos pelo IBRAM para a 17ª Semana Nacional de Museus, busca difundir a memória e a identidade dos trabalhadores, com suas lutas por melhores condições de trabalho, e do TRT-PR, com sua atuação para garantir os direitos conquistados pelos empregados. 

Estão expostos dezenove autos históricos de preservação permanente, dentre os quais se destacam os de 1944, que tratam de menores que prestavam serviço em atividades pesadas, como servente e auxiliar em oficina mecânica. Um período, portanto, anterior ao Decreto-lei 229/1967, que regulamentou a proteção ao trabalho do menor. 

Outros autos retratam a atuação da Justiça do Trabalho no ano de 1964 diante da deflagração de movimentos grevistas. O Judiciário analisa a legitimidade e enquadramento quanto à abusividade do protesto e previsão de afastamento dos trabalhadores participantes.

A exposição apresenta instrumentos de trabalho e imagens que ilustram e contextualizam a luta dos trabalhadores, como fotos de operários no Bairro São Francisco, realizadas em 1917, em Curitiba, durante uma mobilização por melhores condições de trabalho. 

Também ilustram o tema cartazes com a cronologia das conquistas de direitos trabalhistas pelos trabalhadores, e com a trajetória e a evolução da Justiça do Trabalho, desde seu nascimento no século passado até os dias de hoje. 

Os objetos e imagens foram cedidos para a exposição pelo Museu Paranaense, Fundação Cultural de Curitiba, Governo do Estado do Paraná e pelo Acervo Histórico do TRT-PR. 

A mostra "Lutas e Direitos do Trabalhador e a Justiça do Trabalho" é de curadoria do desembargador Cássio Colombo Filho, que preside a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos no TRT-PR. 

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h. A sala de exposições do Centro de Memória fica no edifício sede do TRT-PR - Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528. A mostra termina em setembro.

Serviço:
Mostra "Lutas e Direitos do Trabalhador e a Justiça do Trabalho"
Local: Sala de Exposições do Centro de Memória do TRT-PR - Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528, Curitiba
Quando: De segunda a sexta, das 10h às 17h, até o mês de setembro.

Fonte: TRT9